sábado, 7 de agosto de 2010

Papel dos Sistemas de Informação nas organizações

Sistema de Informação (em inglês, Information System) é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e ferramenta de tomada de decisão para gestores.



A corrida pela qualidade e a busca por uma posição sólida no mercado leva os administradores a buscar planejamentos realmente eficientes. Neste contexto, o novo paradigma do gerenciamento é a visão holística (macro) e estratégica da gerência. Para este fim são utilizados recursos inusitados para garantia da sobrevivência e prosperidade da organização. Este é o caso das informações e dos sistemas de informações. Nas últimas décadas tem havido uma revolução no modo como as organizações usam estes recursos, sendo agora considerados tão importantes quanto o capital e o trabalho.

Sistemas de Informação tem como um dos grandes desafios assegurar agilidade da informação, a qualidade, que são mandatório para seus gestores e as corporações. A informação é tudo na administração. Todos concordam e confirmam, entretanto, é unânime em dizer que um conjunto de características necessárias para que essa ferramenta de trabalho atenda realmente às necessidades dos gestores com agilidade, disponibilidade no tempo certo e confiabilidade coerente e correta.

Os sistemas de informações estratégicas devem ser distinguidos dos de nível estratégicos para altos gerentes, que enfocam os problemas da tomada de decisão. Sendo que, estes primeiros podem ser usados por todos os níveis da organização e ainda são de maior alcance e profundidade que outras classes de sistemas.

Sistemas de informação estratégicos possibilitam a rápida aquisição e armazenagem de grande quantidade de informações, além de proporcionar o agrupamento de informações oriundas de várias fontes, apresentando estes como resumos com o uso de recursos gráficos, possibilitando melhor visualização para a operacionalização e tomada de decisões relativas ao planejamento estratégico.

Segundo Laudon & Laudon (1996), o desafio gerencial mais importante dos anos 90 é o uso da Tecnologia da Informação para reestruturar os negócios e as organizações, garantindo uma crescente eficiência e eficácia. Para que este desafio seja vencido se faz necessário o amplo conhecimento dos fatores que influenciam o gerenciamento dos sistemas de informações.

Sete motivos para sua organização possuir um sistema de informação.

Crescimento tecnológico acelerado: com o constante avanço da Tecnologia da Informação há uma criação contínua de novos aplicativos, o que exige das organizações a reconstrução da maioria de seus sistemas num curto espaço de tempo, algumas até de cinco em cinco anos, para não perderem a competitividade.

Descentralização: com o passar dos anos, a centralização está diminuindo, as novas estratégias para controle de Sistemas e Tecnologias da Informação implantadas procuram reconhecer a diversidade de interesses. Mesmo com a existência de centrais de dados praticamente todas as funções dentro de uma organização usam os sistemas para acessar informações e melhorar o desempenho de suas funções.

Integração e conexão: para adquirir a integração necessária na organização é preciso haver um fluxo contínuo de informações unindo os sistemas de automatização dos ambientes de trabalho, de processamento de dados e de telecomunicações. Cada uma destas três “ilhas” de tecnologia possuem, historicamente, diferentes formas de serem gerenciadas, causando certa dificuldade.

Escassez de recursos humanos qualificados: atualmente não existem profissionais suficientes para atender a demanda que o mercado exige, além disto, existe a falta de profissionais especialistas que consigam concatenar o conhecimento tecnológico com o conhecimento organizacional, isto é a capacidade gerencial. Outro fator relevante neste aspecto, é a tendência do declínio da diferença entre o pessoal de sistemas com os demais recursos humanos da organização.

Mudanças no ambiente: sendo a organização um sistema aberto as mudanças ocorridas tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno à empresa proporcionarão um aumento na sua eficiência. Isto terá reflexos imediatos no uso dos sistemas de informação para possibilitar maior rapidez de mudanças e melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Gerenciamento de sistemas em um mundo globalizado: em virtude da globalização, as grandes empresas em sua maioria estão expandindo seus mercados mundialmente. Dessa maneira, cada vez mais deve ser considerada a cultura existente em cada país e as diferenças legislativas dos países.

Um novo papel para os sistemas: cada empresa utiliza a tecnologia de sua própria maneira, portanto cada qual deve ser capaz de responder perguntas do tipo: Como obter vantagem competitiva com Tecnologia da Informação? Como os investimentos em hardware trazem retorno à empresa? Quais mudanças de comportamento, atitude e estrutura são necessárias?

Os sistemas de informações estratégicos proporcionam a possibilidade de mudança nas metas da empresa, nos produtos, nos serviços, e nas relações internas e externas rapidamente, Alterando profundamente o caminho pelo qual a empresa conduz seus negócios ou os muitos negócios da própria empresa. Objetivando a maior flexibilidade da organização para que esta tenha a possibilidade de acompanhar as mudanças ocorridas no ambiente externo.

O caráter multifacetado do gerenciamento leva a muitas abordagens como: Gestão da Qualidade Total, Gestão da Tecnologia Total, Gestão dos Recursos Total, Gestão do Custo Total e Gestão da Produtividade Total.

Com a busca constante por soluções gerenciais, pois vivemos em um mundo em constante evolução, onde as transformações são cada vez mais rápidas, uma grande parte das empresas desloca-se entre uma e outra abordagem aleatoriamente, deixando seus empregados sem saber o que fazer. Nota-se assim, a necessidade de uma visão estratégica associada ao gerenciamento dos recursos ligados a tecnologia de informação.

Referência: LAUDON, K.C. & LAUDON, J.P.. Management of Information Systems: A Contemporary Perspective. MacMillan, 2004. Adaptado por Matheus Meira

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