terça-feira, 24 de agosto de 2010

Parabéns Formandos Curso de Redes CESEP/FEM

Caros Formandos, quando fui escolhido como Patrono da Turma de graduação em tecnologia em Redes de Computadores 2007/2 da CESEP/FEM, recebi com muita alegria a notícia. O motivo é simples: considero que seja um reconhecimento pelo período em que mantivemos uma convivência muito mais profunda do que um simples relacionamento entre educador e alunos. Sempre mantive comigo a idéia de que o papel do professor é muito mais do que levar conhecimento puro e concreto a cada um de vocês. Dentro desse contexto, cabe-nos conduzi-los por caminhos que serão responsáveis por escolhas que prevalecerão por toda uma vida. São essas opções pessoais e definitivas que farão de vocês adultos conscientes do seu potencial e da sua essência primordial. Nossa convivência ao longo desses anos de formação acadêmica nos deu a proximidade para que pudéssemos interagir e nos tornarmos amigos. Lembrando a citação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de cada um de vocês, que sofreram durantes as apresentações, como bem disse Hermann Hesse: “Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo e isso é tudo”.

Isso nada mais é do que apontar os caminhos e permitir que cada um de vocês explore o que lhes é inerente e habita cada um de maneira peculiar e personalíssima. A verdade é a luz que cega a princípio, mas depois fará com que vejam as coisas sob uma óptica totalmente diferente do que foi visto até agora. Um mundo novo se abre diante de cada um de vocês e não será necessário que se salvem dos conceitos antigos, apenas permitam que o novo venha e estejam preparados para assimilar cada mudança positiva ou negativa e optar pelo que lhes serve.

Tenho certeza de que seus pais, seus professores, seus amigos, enfim, todos aqueles que investiram de alguma maneira para que esse momento acontecesse, estão agora convencidos de que tudo valeu a pena, cada momento, cada expectativa, cada emoção vivida ao longo desses anos de formação pessoal e acadêmica. Sei que eles apostam na vitória de cada um de vocês, pois sabem que lhes permitiram sair de suas cavernas e partirem rumo ao novo, ainda que desconhecido, porém preparados para assumir qualquer opção que lhes for permitida escolher.

E, assim como eles, eu também tenho certeza de que todos sairão daqui vencedores e permanecerão nesse patamar, conscientes e preparados para mais uma etapa de suas vidas. Agradeço a Deus por ter-me dado a oportunidade de partilhar esse caminho e não me despeço, apenas digo um até breve, pois sei que momentos como esses sempre farão parte das nossas vidas e estarão sempre vivos enquanto pudermos nos lembrar deles.

Agora vamos falar um pouquinho sobre nossa área de TI, dizem a que nossa área de Tecnologia da Informação é a profissão do futuro, mas particularmente eu discordo disso, é a profissão do presente e presente ela esta a cada dia mais em todos os lugares em todas as profissões. Já imaginou o sistema de um banco parar por 1 hora, o transtorno e o prejuízo que ele gera, tanto para os bancários quando para seus clientes. E um sistema que controla os equipamentos de um hospital de uma unidade de UTI? Não vamos muito longe não, chega a uma empresa e retira o computador de um funcionário que vai escutar uma frase "Eu não tenho computador então eu vou embora" ou a internet parou "não tem como trabalha, lançar a folha, retirar extrato do banco, fazer pagamento, finalizar a contabilidade, gerar nota dos alunos, parafusar uma peça do carro, entre milhões de processos automatizados existentes. Hoje tudo possui um sistema e uma rede de comunicação que controlam nossos processos e nossos projetos do dia a dia. Não precisamos nem ir muito longe, vamos retirar o celular de todos aqui neste salão, e capaz ter gente que até briga, até quem não gosta de Tecnologia utiliza indiretamente quando assisti a televisão, liga o rádio ou vai fazer uma compra no supermercado. Ou mesmo retira o e-mail, o orkut, o facebook e twitter e outros serviços que já fazem parte da vida de milhões de pessoas no mundo (para ser mais preciso alguns destes serviços atingem 68 milhões de usuários). E um exemplo de o quanto evoluímos nesta área e quanta responsabilidade vocês estarão prestes a encarar em nosso mundo presente onde se respira a tecnologia.

Agradeço pela oportunidade de estar nesse presente momento proferindo estas palavras e me despeço desejando-lhes sucesso hoje e sempre nessa jornada que apenas se inicia, caros colegas de profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário